Slider

Estabilização Segmentar

Estabilização Segmentar Vertebral define condutas fisioterapêuticas específicas que, tem por objetivo, utilizar o sistema muscular para a estabilização da coluna vertebral cervical ou lombar no tratamento da dor aguda ou crônica.

O programa de exercícios fisioterapêuticos específicos tem por objetivo reabilitar os músculos estabilizadores profundos de forma seletiva, enfatizando o controle segmentar da coluna lombar ou cervical.

Evidências científicas mostram que na presença de dor, na má postura, na fadiga muscular, degeneração e trauma ocorrem alterações na integridade dos sistemas, levando a perda do controle muscular da região, dessa forma, o conjunto estabilizador da coluna perde a sua função, tornando-a instável. Esta instabilidade local é compensada pelos músculos próximos à região produzindo contraturas crônicas, espasmos e dor.

Assim o tratamento fisioterapêutico por meio da estabilização segmentar recupera a contração conjunta e antecipada da musculatura profunda estabilizadora, que age como uma cinta interna para fornecer a estabilidade da região.